Total de visualizações de página

domingo, 20 de maio de 2012

A Convivência entre Gatos e Cachorros


Desde pequena sempre gostei de bichos e natureza, mas o meu amor mesmo eram os gatos. Seu jeito independente, orgulhoso e brincalhão são, sem dúvida, apaixonantes. Por isso, como post inaugural do blog, decidi falar um pouco sobre a primeira gata que tive, e que se chamava Lua.

A Lua, simplesmente, apareceu no jardim de casa certo dia. E eu, com 11 anos na época e ela com 1 mês de idade, a adotei. De cara nota-se que era uma gata especial – todos os gatos são, na verdade, mas cada um tem as suas particularidades e personalidades diferentes. No caso da Lua, ela se dava muito bem com os outros animais da casa. Curiosamente, não gostava de muito contato humano, a não ser comigo. Como eu disse... Particularidades.


A convivência entre gatos e outros animais deve ser feita desde cedo, em se tratando de apresentar um cão à um gato adulto, é preciso ter muita paciência e um pouco de cuidado, principalmente se o cão for um filhote e as unhas do seu gato estiverem afiadas. Normalmente, o tempo que o gato leva para se habituar ao novo membro da família leva, em média, de 1 a 2 semanas. Isso é, o tempo que o gato leva para, pelo menos, aturar o novo companheiro. Daí se eles serão melhores amigos no futuro ou não, vai depender muito da personalidade do seu gato e da criação do filhotinho canino virá a ter.

Caso seja uma situação contrária, deve-se levar em conta a criação do cachorro. Por experiência própria, não é uma boa ideia manter uma convivência sem vigilância entre gatinhos bebês e huskies adultos (ou qualquer outro animal pequeno como roedores ou pássaros com huskies). Raças que, por instinto, são caçadores naturais, levam muito mais tempo, para que ele não acabe perseguindo o gatinho e o machucando, e isso depende muito da disciplina que o cão recebe do dono.

Se o cão nunca teve contato com outro animal desde pequeno, a apresentação do gatinho deve ser feita com muito mais cuidado. Aconselho a permitir somente o contato visual e através de cheiros. Uma dica, é permitir que o gatinho se habitue em um local da casa onde o cachorro não tenha acesso, ou apenas olhadelas de longe, e a partir daí apresentar ao cachorro, paninhos, caminhas ou bichinhos que já tenham adquirido o cheiro do gatinho, e vice-versa, e discipliná-los a partir daí.

No próximo post falarei um pouco mais sobre a convivência entre gatos e outros tipos de animais. Espero que tenham gostado e não esqueçam de favoritar e seguir o blog.

Até mais.