Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Como Alimentar Cachorrinhos Recém-Nascidos


Se alguém já teve que se deparar com uma situação dessas, sabe como é difícil ser mamãe de primeira viagem. Claro que esse trabalho é da cadela, mas quando se trata de uma emergência no qual a mãe morre ou rejeita o filhote por algum motivo, não tem como deixar o filhote morrer de fome. Ou então, algo que acontece muito hoje em dia, são casos de filhotes recém-nascidos abandonados em caixas na rua ou avenidas movimentas, sem sinal da mãe por perto.
            Ao se deparar com alguma dessas situações é importante saber como alimentar corretamente os cachorrinhos, a fim de que cresçam fortes e saudáveis.
            Vamos começar pela mamadeira. Hoje em dia, no mercado pet há mamadeiras próprias para filhotes de gatos e cães. Uma mamadeira infantil pequena também serve, contanto que a abertura do bico não seja muito larga para o filhote não engasgar.
            Quanto ao leite, você deve encontrar em pet shops marcas de leite em pó ou líquido, próprio para cães. Basta seguir a receita da embalagem e amamentar o filhote. Esses produtos tornaram-se mais populares conforme a criação de pássaros na papinha, finalmente alguém teve a idéia de fazer isso para cachorros também, pois sem dúvida é muito mais simples e fácil de preparar. Uma marca bastante popular é a PetMilk.
Quando eu tive que cuidar de uma ninhada, não se encontrava esse tipo de produto em lugar nenhum, e a minha opção foi bater leite integral com ração da Pedigree para filhotes no liquidificador. Para mim deu certo, mas você pode encontrar várias receitas na internet, e escolher a mais fácil de preparar, jamais se esquecendo de consultar um veterinário caso seja necessário.
Jamais dê leite puro ao filhote, pois pode causar diarréia.
Também deve-se tomar cuidado com o temperatura do leite preparado. Não deve estar frio e nem muito quente. Para testar, pingue um pouco do leite no dorso da mão e verifique se está em temperatura agradável. Não é aconselhável guardar o leite que sobrar, deve-se descartar e sempre fazer uma receita nova para cada mamada.
Outro fator importante é a quantidade e a freqüência. Abaixo segue uma tabela bem especificada.

Idade do cão
Freqüência de mamadas
Dose diária/100g de filhote
papinha
ração
1a semana
Cada 2 horas
13 ml


2semana
Cada 3 horas
17 ml


3semana
Cada 3 horas
20 ml


4a semana
Cada 4 horas
22 ml
Introdução gradativa

5a semana


2 a 3 vezes ao dia
2 a 4 vezes ao dia

            Espero que tenham gostado do post. Esses foram os detalhes mais básicos, para mais informações e a receita do leite caseiro, aí vão alguns blogs que utilizei como base:

Nenhum comentário:

Postar um comentário