Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Gatos: Areia sílica VS Granulada

Para quem gosta de gatos essa é uma grande questão.

Atualmente, as areias para gatos disponíveis no mercado são: a sílica, a de pedrinha, a biodegradável (feita a partir de grãos de madeira pinus) e a granulada (mais comum nos pet shops).

Tecnicamente, acho que a escolha da areia é uma questão de gosto pessoal, e claro, depende do gosto do seu gato, também.

A crítica afirma que a areia sílica faz mal ao gato, e pode causar doenças pela inalação constante daquele pó. Na minha opinião, talvez seja verdade porque cheguei a testar a sílica por algum tempo e assim que eu despejava na caixa de areia subia um pó branco que não deixava eu e minhas gatas pararem de espirrar. Eu tinha que esperar um tempo até assentar para poder colocar a caixa de areia no local.

Segue o vídeo do primeiro dia que apresentei a sílica a elas (Artemis, Lola e Frida)

Elas acharam que era comida.

A marca que experimentei foi a da Chalesco. É boa, mas particularmente deixei de usar por não formar torrões. Acredito que minhas gatas também não gostaram muito, pois a caixa ficava suja mais rápido e elas procuravam outro lugar para fazer. E não achei tão econômica assim, pois como tinha 3 (agora estou com mais gatinhos), a areia não rendia. Ela também não segurava tanto assim a umidade, tanto é que quando eu ia trocar, toda a umidade do xixi ainda estava lá, então ficava aquela mistura de xixi com areia sílica. Mas uma coisa realmente é verdade, não inala odor nenhum e isso é mesmo uma maravilha.

Depois de tanto testar, e mais pelos contras do que pelos prós, decidi trocar para a granulada mesmo. Mas não voltar para a marca que eu usava (apesar de ser bem econômica resolvi parar de usar a Putz).

Me deparei com a Pipicat Classic. Resultado: Minhas gatas não gostaram e resolveram fazer tudo no chão do banheiro.

Troquei então para a Pipicat perfumada floral, que tem um grão bem menor. Resultado: Minhas gatas adoraram. Elas se adaptaram bem, e eu também gostei. Retém bem a umidade, forma torrões, é mais econômica (pois como as gatas enterram, todo o xixi fica em um canto só da caixa, não é necessário trocar toda a areia de uma vez só a todo momento) e como ela é perfumada segura bem o odor.

Então, confirmando, o que mais conta é o gosto seu e do seu gato. Lembrando que é necessário que a caixa de areia esteja sempre limpa, não importa a areia que você use.

Até mais, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário